Construindo uma célula animal











Nessa aula, meus alunos do 8º ano, construiram um modelo de célula animal. Foi muito legal e importante, já que muitas organelas não são vistas ao MOC (microscópio optico comum). Usamos gel, macarrão, feijão, lã, enfim, vários tipos de materiais para representarmos as organelas e aproveitando o momento para falar da função de cada uma.

Nosso aquário!


Nosso aquário ainda está em fase de "povoamento", há poucas espécies para que a temperatura e o pH fiquem adequados, nossa Anita (rã albina) parece estar bem adaptada!


Projeto: Laboratório Vivo


PROJETO: LABORATÓRIO VIVO

Justificativa:
     Despertar o interesse de toda comunidade escolar pelo laboratório de Ciências, mostrando a importância desse espaço para o aprendizado dos alunos, identificando-o, portanto, como essencial ao colégio.
Objetivos:
Complementar a teoria com a prática, através de diversos experimentos no laboratório de Ciências;
Facilitar a construção do conhecimento e a aquisição ou fixação de diversos conceitos trabalhados em sala de aula, bem como promover a organização do pensamento e a comunicação;
Desenvolver no aluno o interesse pelo trabalho científico e pela pesquisa.
Garantir, até o final do ano letivo, a execução de todas as experiências propostas pelos livros didáticos dos alunos e pelos professores;
Compartilhar o aprendizado dos alunos, concluindo o projeto com a realização de uma Feira de Ciências.
Ações:
Realizar experiências de acordo com os conteúdos que serão apresentados no livro didático dos alunos (Positivo) e outros que serão propostos pela professora de Ciências da classe, juntamente com a professora do Laboratório.
Realizar relatórios de acordo com as experiências realizadas, observando sempre a forma correta, de acordo com as normas estabelecidas.
Construir um arquivo com todas as experiências que serão realizadas no decorrer do ano, montando então, um histórico para eventuais pesquisas no laboratório.
Realizar visitas,excursões, estudo do meio, conforme a necessidade, para aprimorar as pesquisas.
Público Alvo:
  • Alunos do Fundamental I e II
Responsáveis pelo Projeto:
Profª Raquel de Paula Cintra.
Duração: Todo o ano Letivo.
Recursos Utilizados:
  • Laboratório de Ciências.
  •  Materiais diversos, descritos no livro didático dos alunos, que serão pedidos conforme as experiências que serão montadas.


A vida pode ser maravilhosa!

As imagens falam por si...

Aula: Natureza humana

Nesta unidade de trabalho, nosso principal objetivo é situar o ser humano no ambiente, colocando-o como parte integrante da natureza. Assim como todos os seres vivos, o ser humano também possui características únicas.
A música "Admirável chip novo" faz uma critica ao sistema, que é capaz de manipular as pessoas. Mostra também que a tecnologia é importante, mas não deve controlar nossas mentes.

Protozoários

Essa é uma pequena amostra de água do Corrégo Barnabé (duas gotas), onde verificamos alguns protozoários paramécio, cultura feita em laboratório, com aproximadamente 10 dias de vida, alimentados com alface, hoje já estão bem mais crescidos, postarei novos vídeos!!!

Sistema circulatório do carrapato

Aula de laboratório Colégio Polo Educacional - Carrapato visto ao microscópio!!!