Aulas Práticas - Os Sentidos!

Aula Prática envolvendo a audição.
1- Montagem de estetoscópio
Material
Funil de plástico, bexiga, mangueira e tesoura
Procedimento
Corte um pedaço de aproximadamente 50cm da mangueira, encaixe uma extremidade da mangueira no funil. Corte o bico da bexiga, vista a bexiga no funil, de forma a conseguir uma membrana bem esticada.
Coloque a extremidade livre da mangueira na orelha e encoste o funil onde queira ouvir.
Atividades.
1- Por que ouvimos melhor usando um estetoscópio?
________________________________________________________________________________________________________________2- Geralmente, o estetoscópio é usado em quais situações?
________________________________________________________________________________________________________________3- Ilustre o material construído.






2- Cone acústico
Material
Folha de cartolina, cola e tesoura.
Procedimento
Enrole a cartolina fazendo um cone, cole para não abrir. Faça um pequeno corte na ponta do cone
Atividades.
1- Existe alguma semelhança entre o cone acústico e nossas orelhas? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________
2- A audição melhora, quando usamos o cone acústico? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________
3- Agora, vamos ilustrar o material construído.












3- A galinha
Material
02 embalagens vazias de iogurte infantil, cola, barbante, tesoura, papel e canetas para decorar, vela e prego.
Procedimento
Corte uns trinta centímetros de barbante, faça um furo no fundo de uma das embalagens para passar o barbante por ele.
Passe o barbante e dê um ou dois nós, de forma que se possa puxar sem que ele escape.
Cole a segunda embalagem na primeira, “boca” com “boca”.
Passe a vela no barbante para que ele fique levemente pegajoso.
Dê puxadinhas no barbante para baixo.
Se quiser, decore com papel e caneta. Faça parecer uma galinha.
Atividades.
1- Como o som que sai da “galinha” é produzido?
________________________________________________________________________________________________________________2- No caso desse experimento, qual é a função dos potes de iogurte?
________________________________________________________________________________________________________________3- Desenhe como ficou a galinha que você construiu.






1- Pintura no leite
Material
Leite, detergente, corante alimentício líquido (várias cores), fôrma de pizza ou bandeja.
Procediemento
Posicione  a bandeja numa superfície plana. Coloque o leite até conseguir aproximadamente 1cm de profundidade.
Pingue gotas de corante aleatoriamente na superfície do leite, com cuidado, sem provocar agitação.
Em cada mancha de corante, pingue algumas gotas de detergente  e observe o resultado.
Atividades.
1- Como conseguimos enxergar as cores
________________________________________________________________________________________________________________2- Qual a função do detergente nesse experimento?
________________________________________________________________________________________________________________3- Ilustre como ficou sua “Arte” no leite.







2- O disco de Newton
Material
Cartolina branca, barbante, tinta guache.
Procedimento
Recorte um disco de cartolina branca e pinte sete setores iguais, com as cores e a sequencia do arco-íris. Faça dois furos nesse disco e passe um barbante através deles. Gire o disco com o auxílio do barbante.
Responda.
1- O que você verifica em relação às cores pintadas no disco?
________________________________________________________2- Com base na questão anterior, explique o que acontece em nossos olhos?
________________________________________________________________________________________________________________
3- Desenhe como ficou seu disco de Newton.







Aprendendo mais!
O disco de Newton recebeu esse nome pelo fato do físico e matemático inglês  Isaac Newton ter descoberto que a luz branca do Sol é composta pelas cores do arco-íris.